Skip to content

A minha viagem pela Grande Barreira de Corais

Preparem-se porque vem aí testamento sobre a Great Barrier Reef e arredores…

No final de Novembro de 2017 descobri que ia ter 2 semanas de férias da empresa. O que eu queria era mesmo trabalhar mas quando a minha responsável me disse que a empresa fechava lá percebi: olha afinal “tenho” mesmo de ir de férias, que chatice!!! Conversa puxa conversa, pesquisa puxa pesquisa e lá me decidi que ia visitar a Great Barrier Reef.

 

CAIRNS

The laguna in Cairns
The laguna in Cairns

Ora Cairns, Cairns é uma das cidades mais próximas da Grande Barreira de Corais. Pois na cidade não há muito que fazer, não. Tirando a lagoa que eles têm no centro da cidade, pouco mais! A lagoa é bonitinha mas passadas 2 horas torna-se aborrecida. Então porquê? Porque: Uma pessoa não pode nadar, a quantidade de pessoas na água é para lá de demasiada e, pronto, é uma lagoa artificial. SIM! É uma coisinha de betão instalada no meio da cidade.

Pequena informação logística:

  • Hostel Mad Monkeys: $29 por noite em quartos de 4 pessoas
  • Voo Sidney – Cairns: cerca de $500 mais eu reservei à última da hora e em época alta 

THE GREAT BARRIER REEF

Diving in the Great Barrier Reef
Diving in the Great Barrier Reef

A Great Barrier Reef é SÓ a maior faixa de corais do mundo composta por recifes, corais e atóis de coral. O Google diz que a  é maior do que a Inglaterra, Suíça e Holanda juntas e se o Google diz, então meus amigos: Eu Acredito!

Ora, eu como não sou de meias medidas, decidi que a minha primeira experiência de mergulho tinha de ser AQUI. MAS como dizia o outro, a primeira vez nunca é boa. E não foi mesmo!

Primeiro: o equipamento de mergulho é muito e muito pesado, depois estamos a uns quantos metros de profundidade, coisa que não é comum para um ser humano normal como eu e, depois, depois eu já nem respirar sabia com tantos nervos. A dada altura a minha instrutora só me disse:

“Breathe, Breathe, you have to breathe… Otherwise, I am gonna have to send you back to the boat.”

Amigos, eu que tinha pago mais de $200 por aquilo ainda me enervei mais. Mas pronto, uns 20 minutos depois lá consegui perceber a coisa e ainda vi e nadei com uns quantos peixinhos.

Excursão de um dia de Diving e Snorkeling – NORMANDA REEF

Inclui:

  • Transporte ida e volta de barco de Cairns para o recife
  • Equipamento de mergulho e mascara de snorkeling
  • Pequeno-almoço e almoço
  • Água
  • Certificado de participação
  • Instrutor
  • 1 dive
  • Tempo ilimitado de snorkeling

Não inclui: Fotos (foto unitária: $20)

Preço: $205 + $20 tarifa cobrada pelo Governo Australiano

Agência: Divers Den

Atenção: Minha gente, muitos não sabem mas o dólar Australiano é diferente do dólar Americano. Neste momento a conversão está: $1= 0,64€

 

FITZROY ISLAND

Paddling in Fitzroy island
Paddling in Fitzroy island
 1. Nudey Beach

Fitroy é uma ilha localizada a cerca 29km de Cairns e a Nudey Beach, a praia mas bonita da Austrália encontra-se nesta mesma ilha. E verdade seja dita que esta é uma das praias mais bonitas onde já estive. Supostamente não se pode nadar nestas águas durante vários períodos do ano (pelos maravilhosos jellyfish e afins) mas eu arrisquei. – Mãe não vejas este artigo.

A água é super quentinha, o azul esverdeado do mar é qualquer coisa de outro mundo e o melhor de tudo, a praia é completamente deserta.

Nudey beach, the most beautiful beach in Australia
Nudey beach, the most beautiful beach in Australia
Another shot of the much beautiful beach in Australia, Nudey Beach
Another shot of the much beautiful beach in Australia, Nudey Beach
2. Fitzroy Island Hike

Além de Nudey Beach também existem outras praias e várias caminhadas para fazer na ilha. Eu fiz a Hiking Fitzroy Island que basicamente é caminhar a ilha toda de uma ponta à outra. A vista é esplêndida e ainda temos direito a uma pequena floresta e farol antigo pelo caminho.

  • Tempo: 2h30
  • Nível: Médio
  • Preço: Grátis – Eu fiz sozinha com um mapa da ilha e não tive dificuldade nenhuma
The beauty of Fitzroy Island from the Lighthouse
The beauty of Fitzroy Island from the Lighthouse
Somewhere in the Fitzroy Island
Somewhere in the Fitzroy Island
3. Snorkeling and paddling

Ao chegar à ilha há uma barraquinha para alugar mascaras de snorkeling, pranchas de paddling e kayakes. Eu fui para sentar o belo do rabinho na areia de modo estas atividades ficaram pelo caminho MAS fica a dica. 😀

Como chegar?

Existem fast boats de Cairns todas as manhã para a ilha. O bilhete pode ser comprado no porto, numa agência de turismo e muitas vezes em hostels ou hotéis.

  • Horários: Cairns – 8h, 11h e 13h30; Fitzroy – 9h30, 12h15, 17h
  • Tempo: 45 minutos de fast boat
  • Preço: $70

RAINFOREST 

The green laguna somewhere in the rainforest
The green laguna somewhere in the rainforest
My new friend I met in the rainforest
My new friend I met in the rainforest

Estava no hostel quando duas meninas chegaram. Pela pronúncia percebi que eram Francesas e comecei a puxar conversa para saber de onde eram, o que faziam, por onde já tinham estado – aquelas coisas normais de backpacking. A meio da coisa lá começámos a falar Francês e elas disseram-me que queriam passar um dia na floresta. Eu disse logo que estava disponível desde que não tivesse de conduzir (eu já sou uma naba a conduzir, quanto mais do outro lado da estrada). E assim foi! No dia seguinte, lá estávamos as três e um australiano no carro para desbravar os caminhos da floresta.

In doubt, get lost in the rainforest
In doubt, get lost in the rainforest

Perdemo-nos umas quantas vezes e não conseguimos ver tudo o que queríamos mas também não faz mal. Passámos por uma cascada onde água gelada soube a mil pelo calor que fazia, parámos para fazer snorkeling numa lagoa perdida de um dos parques, vimos aranhas de todo o tamanho e feitio e descobrimos uns quantos lagos azuis esverdeados que me fizeram abrir a boca e puxar pelo telemóvel a toda a hora. Se vimos tudo? Acho que não mas também não faz mal.

Despesas de gasóleo e aluguer de carro: $140, ou seja, $35 por pessoa

PALM COVE

The paradise a 40 minutes from Cairns, meet Palm Cove
The paradise a 40 minutes from Cairns, meet Palm Cove

Palm Cove é uma praia maravilhosa não muito longe de Cairns. Eu aconselho muito esta praia para quem está perto de Cairns e não tem nada para fazer numa tarde. A zona é muito bonita, cheia de cafés, lojinhas e um relvado ao longo da linha do mar. O único inconveniente desta praia, como muitas outras na Austrália, é a presença de crocodilos e jellyfishs. SIM, em muitos lugares na Austrália com águas maravilhosas não é possível nadar ou mesmo entrar na água. :s

  • Transporte: Autocarro
  • Preço: Cerca de $10
  • Tempo: 40 minutos

 

Que vos pareceu Cairns e arredores? Já estiveram por aqui ou gostavam de estar? Deixem-me as vossas mensagens e comentários sobre este artigo.

 

Beijinho,

Daniela

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardarGuardarGuardar

GuardarGuardar

2 Comments

  1. sofiafsantos sofiafsantos

    Best article ever! Não estás bem a perceber… amei as fotos!!

    • Ahahah, bem-vinda à Austrália. E isto é só um começo ahah

Comments are closed.