Preparem-se porque vem aí testamento sobre a Great Barrier Reef e arredores…
No final de Novembro de 2017 descobri que ia ter 2 semanas de férias da empresa. O que eu queria era mesmo trabalhar mas quando a minha responsável me disse que a empresa fechava lá percebi: olha afinal “tenho” mesmo de ir de férias, que chatice!!! Conversa puxa conversa, pesquisa puxa pesquisa e lá me decidi que ia visitar a Great Barrier Reef.
CAIRNS
Ora Cairns, Cairns é uma das cidades mais próximas da Grande Barreira de Corais. Pois na cidade não há muito que fazer, não. Tirando a lagoa que eles têm no centro da cidade, pouco mais! A lagoa é bonitinha mas passadas 2 horas torna-se aborrecida. Então porquê? Porque: Uma pessoa não pode nadar, a quantidade de pessoas na água é para lá de demasiada e, pronto, é uma lagoa artificial. SIM! É uma coisinha de betão instalada no meio da cidade.
Pequena informação logística:
- Hostel Mad Monkeys: $29 por noite em quartos de 4 pessoas
- Voo Sidney – Cairns: cerca de $500 mais eu reservei à última da hora e em época alta
THE GREAT BARRIER REEF
A Great Barrier Reef é SÓ a maior faixa de corais do mundo composta por recifes, corais e atóis de coral. O Google diz que a é maior do que a Inglaterra, Suíça e Holanda juntas e se o Google diz, então meus amigos: Eu Acredito!
Ora, eu como não sou de meias medidas, decidi que a minha primeira experiência de mergulho tinha de ser AQUI. MAS como dizia o outro, a primeira vez nunca é boa. E não foi mesmo!
Primeiro: o equipamento de mergulho é muito e muito pesado, depois estamos a uns quantos metros de profundidade, coisa que não é comum para um ser humano normal como eu e, depois, depois eu já nem respirar sabia com tantos nervos. A dada altura a minha instrutora só me disse:
“Breathe, Breathe, you have to breathe… Otherwise, I am gonna have to send you back to the boat.”
Amigos, eu que tinha pago mais de $200 por aquilo ainda me enervei mais. Mas pronto, uns 20 minutos depois lá consegui perceber a coisa e ainda vi e nadei com uns quantos peixinhos.
Excursão de um dia de Diving e Snorkeling – NORMANDA REEF Inclui:
Não inclui: Fotos (foto unitária: $20) Preço: $205 + $20 tarifa cobrada pelo Governo Australiano Agência: Divers Den |
Atenção: Minha gente, muitos não sabem mas o dólar Australiano é diferente do dólar Americano. Neste momento a conversão está: $1= 0,64€
FITZROY ISLAND
1. Nudey Beach
Fitroy é uma ilha localizada a cerca 29km de Cairns e a Nudey Beach, a praia mas bonita da Austrália encontra-se nesta mesma ilha. E verdade seja dita que esta é uma das praias mais bonitas onde já estive. Supostamente não se pode nadar nestas águas durante vários períodos do ano (pelos maravilhosos jellyfish e afins) mas eu arrisquei. – Mãe não vejas este artigo.
A água é super quentinha, o azul esverdeado do mar é qualquer coisa de outro mundo e o melhor de tudo, a praia é completamente deserta.
2. Fitzroy Island Hike
Além de Nudey Beach também existem outras praias e várias caminhadas para fazer na ilha. Eu fiz a Hiking Fitzroy Island que basicamente é caminhar a ilha toda de uma ponta à outra. A vista é esplêndida e ainda temos direito a uma pequena floresta e farol antigo pelo caminho.
- Tempo: 2h30
- Nível: Médio
- Preço: Grátis – Eu fiz sozinha com um mapa da ilha e não tive dificuldade nenhuma
3. Snorkeling and paddling
Ao chegar à ilha há uma barraquinha para alugar mascaras de snorkeling, pranchas de paddling e kayakes. Eu fui para sentar o belo do rabinho na areia de modo estas atividades ficaram pelo caminho MAS fica a dica. 😀
Como chegar?
Existem fast boats de Cairns todas as manhã para a ilha. O bilhete pode ser comprado no porto, numa agência de turismo e muitas vezes em hostels ou hotéis.
- Horários: Cairns – 8h, 11h e 13h30; Fitzroy – 9h30, 12h15, 17h
- Tempo: 45 minutos de fast boat
- Preço: $70
RAINFOREST
Estava no hostel quando duas meninas chegaram. Pela pronúncia percebi que eram Francesas e comecei a puxar conversa para saber de onde eram, o que faziam, por onde já tinham estado – aquelas coisas normais de backpacking. A meio da coisa lá começámos a falar Francês e elas disseram-me que queriam passar um dia na floresta. Eu disse logo que estava disponível desde que não tivesse de conduzir (eu já sou uma naba a conduzir, quanto mais do outro lado da estrada). E assim foi! No dia seguinte, lá estávamos as três e um australiano no carro para desbravar os caminhos da floresta.
Perdemo-nos umas quantas vezes e não conseguimos ver tudo o que queríamos mas também não faz mal. Passámos por uma cascada onde água gelada soube a mil pelo calor que fazia, parámos para fazer snorkeling numa lagoa perdida de um dos parques, vimos aranhas de todo o tamanho e feitio e descobrimos uns quantos lagos azuis esverdeados que me fizeram abrir a boca e puxar pelo telemóvel a toda a hora. Se vimos tudo? Acho que não mas também não faz mal.
Despesas de gasóleo e aluguer de carro: $140, ou seja, $35 por pessoa
PALM COVE
Palm Cove é uma praia maravilhosa não muito longe de Cairns. Eu aconselho muito esta praia para quem está perto de Cairns e não tem nada para fazer numa tarde. A zona é muito bonita, cheia de cafés, lojinhas e um relvado ao longo da linha do mar. O único inconveniente desta praia, como muitas outras na Austrália, é a presença de crocodilos e jellyfishs. SIM, em muitos lugares na Austrália com águas maravilhosas não é possível nadar ou mesmo entrar na água. :s
- Transporte: Autocarro
- Preço: Cerca de $10
- Tempo: 40 minutos
Que vos pareceu Cairns e arredores? Já estiveram por aqui ou gostavam de estar? Deixem-me as vossas mensagens e comentários sobre este artigo.
Beijinho,
Daniela
Best article ever! Não estás bem a perceber… amei as fotos!!
Ahahah, bem-vinda à Austrália. E isto é só um começo ahah