Skip to content

Viagem pelo deserto em Marrocos

A minha viagem a Marrocos 🇲🇦 não foi muito bem pensada … Para ser sincera, comprei o primeiro bilhete que vi na internet e acabei em Marraquexe. Vir ao deserto foi sempre um sonho, assim que estando em solo marroquino não podia mesmo perder esta experiência.

Marraquexe é uma cidade encantadora e por aqui uma pessoa até se esquece que está num país muçulmano (há tantos turistas). Quando fiz a minha mochila para esta viagem tentei escolher “a roupa mais decente”: saias longas, calças, vestidos largos… Mas qual não é o meu espanto quando cheguei e vi o pessoal a usar as mesmas roupas que na Europa. África: livre, livre como dizia o meu guia.  Ahahah

Tour de 5 dias com 2 dias no deserto com a Marrakech Tour Toutal Sayd

Eu fiz um tour organizado para o deserto com a Marrakech tour Toutal Sayd e tenho que admitir que correu tudo super bem (eu já estava um pouco cansada de planear as minhas viagens de modo que isto veio mesmo a calhar).

Durante 5 dias, 3 meninas e eu descobrirmos uns quantos lugares de Marrocos e o saldo final não podeia ter sido mais positivo. No entanto, Agosto talvez não seja a melhor época para estar nestas bandas porque o calor é mesmo insuportável.

Argan oil
Argan oil

Começámos o passeio com uma paragem numa loja de Argan e na sua “pequena fábrica”. Aí vimos como extraem o óleo e como o usam para cozinhar e fabricar cosméticos. Tenho de admitir que eu já me apaixonei pelo óleo: super suave e hidrata muito bem a pele.

Depois de um belo Cuscuz, hora de explorar o castelo de Ait Benhaddou, onde muitos filmes foram filmados (noneadamete o Gladiador). Esta pequena aldeia é adorável e há muitos pontos para explorar e tirar fotos incríveis.

Atlas mountain
Atlas mountain

Andar de carro nesta zona é algo maravilhoso… As montanhas Atlas são definitivamente um MUST SEE em Marrocos.

No dia seguinte: Togdha Gorge para começar o dia.

Togdha Gorge
Togdha Gorge

Este lugar é uma mistura de muitas coisas. Pessoas a lavarem legumes e panelas, pessoas a molharem os pés na água e turistas a tirarem fotos de tudo. Ahahha

Depois deste local: continuamos a estrada para chegar ao acampamento no deserto.

Arabic style
Arabic style

Paragem obrigatória num armazém de roupas típicas marroquinas! Ainda hoje me pergunto como as mulheres conseguem andar tão tapadas com tanto calor (que corajosas). Também foi aqui que fiz a minha tatuagem com ink que devem ter visto no instagram. Ficou linda linda linda! Esta tinta dura cerca de 4 a 5 dias.

Chá para recarregar baterias e vamos lá andar de camelo no deserto Sahara aiiiii que emoção!!! 🐫 Na verdade, andar de camelo é ainda mais doloroso do que andar de cavalo (o meu ****** não achou piada nenhuma à experiência… a sério que dói!).

Desert
Desert

Deserto de Merzouga !!! Finalmente chegámos depois de tantas horas de viagem. Para ser sincera, tudo é super ocidental: eu dormi super bem numa tenda gigante com casa-de-banho e havia até tenda para servir as refeições. A experiência foi excelente especialmente por causa da comida, da música típica e das danças que duraram até tarde (os marroquinos sabem mesmo como animar a coisa). Ahhhh sim: eu vi uns quantos animaizinhos do deserto. E ainda tive direito a uma noite de chuva e relâmpagos no deserto ahah (a mãe natureza é mesmo especial).

No entanto, tenho de admitir que o passeio no deserto aqui não é nada muito autêntico. Talvez a coisa seja diferente em países menos turísticos. 😋

Riding a camel
Riding a camel
Party in the desert
Party in the desert

No dia seguinte, foi aproveitar o nascer do sol no deserto e as maravilhosas paisagens das montanhas marroquinas de regresso a Marraquexe.

Mais detalhes sobre Marraquexe no meu próximo artigo sobre Marrocos.😬

Leading the camels
Leading the camels

Visita organizada ao deserto. O que está incluído:

  • Transfere ida e volta para o aeroporto
  • 2 noites num hotel em Marraquexe com pequeno-almoço incluído
  • Guia durante os dias no deserto e em Marraquexe
  • 2 noites no deserto, uma num hotel e outra numa tenda (com pequeno-almoço e o jantar)

Preço: 140 €

PS: Eu não fiquem em hotéis de 5 estrelas 👍 mas tendo em conta o preço, pareceu-me tudo muito razoável!

Claro que podes encontrar deals mais baratos e mais caros. Tudo depende da tua exigência e da época do ano em que vieres (eu vim em temporada alta), daí ter pago um pouquinho mais do que o habitual.

Sobre segurança e viajar sozinha em Marrocos:

Marraquexe é uma cidade muito turística. Eu não tive problema nenhum na cidade durante o dia. À noite, evitei estar sozinha mas há sempre muito movimento, principalmente na praça Jemaa El-Fnaa. Obviamente que os homens marroquinos se “metem” com as mulheres em geral mas nada que não seja impossível de lidar.

No entanto, as cidades menos turísticas podem ser um pouco diferentes. Se pretendem viajar sozinhos, é preciso cautela e muito bom senso. 👌 Talvez fale mais sobre o assunto no meu próximo artigo sobre Marrocos.

Espero que tenham gostado deste artigo é que continuem a seguir as minhas aventuras em África.

Beijinho,

Daniela