Back in September 2017, I wrote an article about my first impressions of Aussie land (you can find it HERE). Now, after 10 months living in Australia, I am back with 10 things that still “shock” me about this culture. There is a little bit of everything: from food habits to education, sports … Check it out and let me know what you think. I bet most of you did not expect these curiosities about Australia.
If you have lived in Australia or if you are living here at the moment, pop me a message if you think I forgot something. I will be more than happy to expand this list. 😀
Aquelas coisas super estranhas sobre a Austrália que ainda não me entram…
Há uns meses atrás escrevi um artigo sobre as minhas primeiras impressões sobre a Austrália (Podem ver AQUI).
Volto ao assunto mas desta vez com uma listinha mais longa de coisas estranhas sobre a terra dos cangurus. Desta vez são 10, SIM: 10 coisas estranhas que estes caramelos têm. E quais são elas?
Isto há para todos os gostos, umas mais weird do que outras mas uma pessoa cá se vai habituando. Ora vejam:
1. A paixão dos Australianos pelas corridas de cavalos
Sim, isso mesmo, corridas de cavalos. Eu como boa portuguesa que sou vejo o meu povo delirar com os gajos que correm atrás de uma boa. Amigos Portugueses, vocês são testemunhas do fastidioso que é andar pelo Colombo em dias de jogo do Benfica (Aiii, as saudades que eu não tenho disso).
Ora pois aqui nada disso! Aqui o pessoal gosta é de apostar umas massas em cavalos. Seja pobre, seja rico, Todos apostam!
2. O moço mais bêbedo no chão é Australiano
Australianos, meus amores, desculpem mas é verdade. Desde que ando nestas andanças pelo mundo que sempre que me cruzo com um moço perdido de bêbado (mas assim NEXT LEVEL) geralmente é Australiano. Mudo-me para estes lados e a história repete-se. Aussie que é Aussie gosta daquela sensação de beber até não poder mais! Imaginem que para controlar a coisa, o Governo Australiano impôs regras como:
- Não servir shots depois das 12am.
- Não servir mais de 3 bebidas numa hora ao mesmo cliente
- Não deixar o pessoal ficar com os copos: ao primeiro sinal bebedeira a SÉRIO que a pessoa é colocada na rua!
Ahhh filhos, Eu no meu Portugal lembro-me de sair até às 8am, AQUI, aqui à 12am/1am está tudo fechado!
3. E esta mania de comer em frente ao computador?
Para mim a hora da refeição é sagrada. Porquê? Porque a comida é para ser saboreada e é o momento para ser partilhado com os demais.
De modo que trabalhar numa empresa com colegas a comerem em frente ao computador não me entra! Nem hoje, nem nunca. Grata 😀
4. Uma estranha idolatria ao café
O café Australiano é maravilhoso, a sério que sim. 😀 Melhor do que na maioria dos países Europeus… MAS Australianos, também não é preciso serem tão paranóicos com a máquina, o grão de café, o leite, a temperatura da chávena…WTF!
Sinto-me perdida cada vez que entro numa coffee shop e tenho mais de 10 tipos de café para escolher. – ainda estou para perceber qual é a diferença entre o Flat White e o Latte – Australianos que entendam Português que se acusem e me expliquem 😀
5. Australiano que se preze deixa muitoooooo a desejar em Geografia
Acho que já perdi a conta ao número de vezes que: Me perguntaram onde se situava Portugal na América Latina; Me começaram a falar Espanhol; Me disseram, “Ahhh Portugal… Isso é a mesma coisa do que Espanha”.
Amigos, amigos… Calma, calma, calma! Voltemos a abrir o belo do Atlas porque Portugal é na Europa. E não, Portugal não é a mesma coisa c’aEspanha. Grata pela compreensão!
6. No split bills
Vai uma pessoa jantar fora entre amigos, termina de comer, vai para pagar a conta e a empregada só diz: “No split bills”
Como assim não podemos pagar separados? Como assim um tem de pagar por todos? Como assim? Nós é que nos temos de orientar com os trocos? Custa assim tanto fazer o calculo?
Parece que custa e aqui é moda os restaurantes e cafés não aceitarem pagamentos de uma mesa de mais de uma pessoa.
Paciência, Meu Deus! Muita paciência.
7. Sapatos? Não sei se conheço essa moda?
Os Australianos são muitoooooo descontraídos mas a sério que me mata cada vez que os vejo a andar descalços pela rua. Não, não estou a falar do moço que anda descalço no calçadão ou do homeless que não tem muito dinheiro para comprar sapatos. Estou a falar do ser humano normal que vive no centro de Sidney e vai descalço no supermercado.
Este país mata-me!
8. “Is the room still available?”… “Ohh yeah, the other girl is moving in today!”
Como assim? A outra menina? Amigos, acreditem ou não, partilhar quarto é a coisa mais normal do mundo em Sidney. As rendas são tão elevadas que na maioria dos casos é mais fácil encontrar um quarto partilhado do que individual. Por aqui é “normal” partilhar quarto com 2, 3 ou mesmo 4 pessoas.
9. Universidade, o que é isso?
Amigos esta chocou-me mesmo! Chega uma pessoa lá das Europas a pensar que Portugal é um país um pouco “mais lento”, vá. Chega aqui e percebe que a maioria da população jovem não tem ensino superior. Só porque sim.
Pronto Portugal é o país dos Doutores, e a Austrália, a Austrália é o país dos tradeis. Basicamente aqui um eletricista, canalizador, agricultor ganha tanto como um médico. E eles estão-se pouco a borrifar para estudar uns quantos anos na faculdade.
10. Internet, ohhh Meu Deus, isso ainda não chegou à Ilha
Amigos, amigos… Isto é verdade. A minha querida irmã não quer acreditar quando lhe digo que a internet na Austrália é pior do que em muitos países considerados de 3º mundo. Mas é verdade!!! A sério que me choca trabalhar numa empresa nacional e a internet ir a baixo umas quantas vezes ao dia. A sério que me choca os cafés não terem Wifi. A sério que me choca a internet da minha casa falhar a cada 15 minutos.
Portanto, acreditem ou não, a internet na Ilha ainda não é a coisa mais avançada do mundo.
Austrália: queres melhor lista do que esta? Sucinta, simples e concreta!
Grata pela vossa leitura 😀
Espero que tenham gostado deste artigo e, vejo-vos na próxima semana.
Beijinho,
Daniela