A pergunta que mais me fizeram sobre o meu mochilão foi: Afinal quanto gastaste nisso? Agora, nesta nova aventura de estudar nos Estados Unidos, a mesma pergunta voltou a surgir…
Como já disse muitas vezes: Alguns sonham em comprar uma casa (eu também sonho mas não para já) e outros sonham em estudar nos Estados Unidos (eu desde 2012)… Assim sendo, prossigo então com o assunto. Estudar nos Estados Unidos, numa universidade privada como a que escolhi (University of Chicago) é caro! O ensino, os professores e as oportunidades pagam-se caro!
No site da QS podem encontrar a estimativa de custos para as 10 melhores universidades em 2018. A minha está incluída (orgulho a saltar)!!!
Os valores mudam anualmente mas eu diria que valores para mestrados rondam os 11 000€ – 43 000€. Também depende muito daquilo que cada um quer estudar… Em geral, os cursos mais técnicos ou com mais saída no mercado têm propinas mais elevadas.
Então é impossível fazer isso para um comum mortal!
CALMA CALMA CALMA – eu também pensava assim mas calma.
- Existem faculdades públicas mais económicas
- Existem bolsas
- Existem empregos (principalmente, fazer pesquisa e leccionar) enquanto estudantes
Se já estão curiosos em saber como fiz mas me meter nisto, como referi no artigo, tudo o que precisas saber sobre o visto estudante para os Estados Unidos, eu não tinha o dinheiro todo. E como não faço parte do 3% da população que não sabe o que fazer ao dinheiro, tive de encontrar outras soluções!
Neste caso:
- Poupanças que tinha (em 4 anos de trabalho é possível poupar BEM)
- Banco (um bem-dito empréstimo de estudante)
- Família e amigos (uns bem-vindos Euros de amigos e alguns familiares)
Querem que escreva como entrar em universidades mais económicas ou como reduzir os custos de vida enquanto estudante?
Beijinho,
Daniela
Photo by Pepi Stojanovski on Unsplash