Eu sei que a situação está meio complicada em Paris e também sei que os media já dizem que é desaconselhado viajar para Paris mas não é bem assim, acreditem. Por aqui um artigo sobre as coisas bonitas de Paris. Hoje trago-vos 5 jardins, 5 dos meus favoritos aqui na cidade. Curiosos?
Jardin du Luxembourg
Acho que já perdi a conta a quantas fotos tirei neste jardim e às vezes que levei amigos e família para passear por aqui. O jardim está incrivelmente bem cuidado e acho que todo o seu charme vem do bairro onde está: perto da Sorbonne, perto de Notre-Dame, perto de Saint Michel… O Quartier Latin é dos/ para os jovens e apesar de às vezes dizer que já não tenho idade para sair por ali, a verdade é que o meu amor por estas ruas continua o mesmo cada vez que por aqui passo. Enfim, o este jardim é, sem dúvida, um MUST GO em Paris.
O único defeito: Ter tantos turistas
Buttes-Chaumont
Amigos, este é aquele jardim que a maioria dos turistas não conhece mas eu acredito que ele seja o queridinho dos Parisienses. Eu vivi a 2 minutos, SIM (2 minutos) do parque durante 3 anos e não podia ter tido mais sorte. 😀 O Buttes-Chaumont localiza-se num bairro (19ème) que foi em tempos meio perigoso mas HOJE a história é outra. Hoje em dia a zona está em constante mudança principalmente devido à diversidade cultural.
Eu costumava correr por aqui e fazer piqueniques com amigos mas há quem o adore estas colinas para bronzear. O bar Rosa Bonheur é outra atração do parque. Este bar, grande espaço com uma decoração underground, é muito frequentado aos Domingos de manhã por jovens casais com filhos; à noite é conhecido pelas famosas festas para a comunidade gay.
O melhor: A 10 minutos do parque está o canal de l’Ourq com muitos bares alternativos, cinemas e uma extensa passarela onde qualquer um se pode sentar e apreciar a calma da água.
Jardin des Tuileries
Coladito ao Louvre e sempre atulhado de pessoas, eu não podia deixar de falar deste. Eu acho que ele é mesmo o favorito das bloggers e das instagramers pelas fotos fantásticas que conseguem tirar aqui. Por outro lado, os idosos por ali aproveitam para pôr a conversa em dia ou a leitura (cada um com os seus gostos). O bom deste jardim é que está em pleno centro da cidade e dá para dar uma relaxada a meio do dia. As long chaises disponíveis em todas as partes do parque facilitam MESMO a bela da sesta.
O melhor: O jardim dá entrada direta ao Louvre e daqui é impossível perder o famoso Arco do Carrossel do Louvre que vos falei AQUI.
Jardin des Plantes
Este jardim é o “classe alta” da cidade e localiza-se no famoso Les Marais. Esta é uma das zonas mais caras de Paris. 😀 O que eu gosto MESMO deste espaço é deitar-me e passar horas a devorar livros ou à conversa com amigos. Para quem não acha muita piada a isto, outras opções são explorar as lojas, restaurantes e galerias de arte por ali.
O único defeito: Escusado será dizer que por ali tudo é caríssimo.
Bois de Vincennes
Vivi no 12ème em Paris durante uns 6 meses lá em 2014. Na época costumava ir correr para o Bois de Vincennes. Este parque, como qualquer outro grande parque de Paris, fica numa das extremidades da cidade e depois de ter deixado aquela casa nunca mais voltei ao parque. Até agora! Agora a viver no 20ème, o parque está mesmo coladito a mim e como é óbvio, ele já ocupa um lugarzinho especial no meu coração, não andasse eu por aquelas bandas todas as semanas.
O melhor: O parque é muito grande e em momento algum uma pessoa se sente atufada de gente. Há verde, há espaço, há vida.
Qual dos jardins vos pareceu mais bonito. Já estiverem em algum deles, se sim, QUAL? E qual foi o que mais gostaram?…
Beijinho,
Daniela