Paris e os meus recantos favoritos…
5 anos a viver em Paris mudaram-me a mim e aos meus gostos. Os meus 1ºs anos foram vividos entre a faculdade e noitadas enquanto que os últimos foram mais dedicados a empresas e dias de sol nos parques e em cafés simpáticos. Os tempos mudam, as idades também e os gostos vão atrás.
Foi assim que cresceu o meu gosto por estas 3 zonas fantásticas em Paris. Ora vejam…
3. Opera
Se eu tivesse dinheiro, era mesmo aqui que comprava um apartamento mas como não tenho, já fico contente com as tardes que passo na zona da Ópera.
Este é uma zona muito movimentada: há escritórios, muitas lojas e até uns quantos monumentos e museus para visitar. Eu elejo uma rua pertinho da estação de metro Cadet como uma das minhas favoritas em Paris. Não é linda de morrer?
Palais Garnier
Se a vossa pergunta é: Vale a pena visitar a Opera? Aviso já que SIM, vale a pena ver um espetáculo na Opéra de Paris. A sala é maravilhosa, o som melhor ainda e geralmente as peças são muito boas.
O edifício mais conhecido é o Palais Garnier (aqui na foto) mas também é possível ver ballets, óperas e outros espectáculos na segunda sala: a Opéra Bastille. Este edifício é mais moderno mas, na minha opinião, tem um pouquinho menos de charme.
Para reservar e ver preços, visitem o site deles
Galeries Lafayette
Se prepara porque por aqui o que mais não falta são pessoas a querem comprar tudo e mais alguma coisa. Asiáticos então… Lafayette é a famosa cadeia francesa de lojas de luxo. Pertinho das Lafayette está também o Printemps, uma outra cadeia de lojas de luxo. Em qualquer uma delas, tudo é caro! MAS quem não quiser ou não tiver carteira para comprar, vale a pena entrar para ver a beleza do interior dos edifícios.
2. Montmartre (18ème)
As ruas de Montmartre são aquilo que mais me apaixona e me faz delirar com esta zona. Os pequenos cafés e os restaurantes antigos são um verdadeiro mimo: seja para chocolate quente, vinho ou uma ronda de crepes.
Café des 2 Moulins
Amélie, o filme, é um clássico do cinema Francês e o café não deixa nada a desejar. Escondido numa rua íngreme de Montmartre, este café/ bar é relativamente barato e tem sempre atividades culturais (shows the música ao vivo) a decorrer.
Vejam mais sobre o Café des 2 Moulins
Le Mur des je t’aime
Aos apaixonados, esta é a parede onde todos têm de passar para fazer a foto da praxe. Fica na mais, nada menos do que a 5 minutos do Sacré Coeur, meio escondida por detrás da estação de metro Abbesses.
Sacré Coeur
A mais branca, a mais bonita e a mais alta igreja da cidade: Sacré Coeur!
Vejam mais no meu artigo: My 5 favorite monuments in Paris
Atenção: Apesar da zona ter mudado bastante e de ser hoje uma área cara de Paris, certas ruas são ainda meio perigosas, principalmente à noite.
1. Canal Saint-Martin (10ème)
O grande vencedor desta lista é o meu Canal Saint Martin. Muitos vão chegar, olhar para o canal e pesar: É só um canal de água suja onde as pessoas se sentam porque não têm praia. SIM e SIM. Infelizmente, são muitas as pessoas a sujarem o canal diariamente e sim, o canal é o mais próximo de mar que uma pessoa pode ter em Paris. MAS eu adoro o ambiente irreverente.
Esta é uma zona com muita vida, com muita arte: são muitas as lojas de novos criadores por aqui. Mas o melhor do canal é: sentar-me à beira do canal com ma bouteille de vin, mon camembert et ma baguette. Isso para mim é vida.
É por essas pequenas coisas que tanto gosto do meu canal Saint-Martin.
La creperie
Para quem gosta de crepes (doces ou salgados), este é O LUGAR! Eles também servem cidra e é bem baratinho.
Mais AQUI
Sandro
Esta continua a ser uma das minhas marcas francesas favoritas. Só tenho pena que a minha carteira não me deixe comprar coisinhas desta casa maravilhosa. Há uma loja mesmo em frente ao canal e sempre que posso, dou uma parada para ver o que há de novo.
Já ouviram falar desta marca? Vejam mais AQUI
Antoine et Lili
Os armazéns de Antoine et Lili não são o local mais barato do mundo mas a verdade é que as lojas são super bonitas, super coloridas, super extravagantes. Há decoração, roupa e acessórios. E a melhor parte é que as lojas estão colada à Sandro, mesmo em frente ao canal.
Artazart
Adoro esta libraria. Lembro-me de trabalhar no restaurante Fuxia da esquina e de passar pelo menos 1 vez por semana na loja para ver as novidades. Tem essencialmente livros de arte: de fotografia, a moda e não esquecendo as viagens. Está mesmo à beira do canal e à mão de semear para os gostam de uma bela foto.
Vejam mais AQUI
E vocês, qual é a vossa zona favorita em Paris? Já conheciam estes lugares?
Beijinho,
Daniela