SIM: Como já devem saber, a minha “próxima casa” será na Austrália. A terra dos cangurus está prestes a tornar-se a minha casita dos próximos meses (eu prometo que qualquer dia deixo de andar de um lado para o outro, a sério que sim). 😀
Sempre fui uma apaixonada por este país e pelas suas paisagens. Agora, estou a um passinho de descobrir como funciona a coisa por estas bandas!!!
Porquê Austrália?
Muitas pessoas me perguntaram/ perguntam: “Porquê Austrália”? Porquê tão longe?
Primeiro: Porque não Austrália?!
A primeira vez que pensei na Austrália foi quando terminei o meu primeiro contrato de trabalho em Paris, em 2014. Contudo, encontrei trabalho um mês depois e deixei o assunto completamente de lado.
Austrália voltou a pairar na minha cabeça quando senti que necessitava de mudar de vida. E pronto, quando deixei de trabalhar lá se fez luz na minha cabeça e pensei: Vou fazer a minha viagem de sonho pela América do Sul e quando voltar mudo-me para a Austrália em vez de voltar para Paris. Dito e feito, não é verdade?!
Acho que é sempre mais fácil andar pelo mundo quando uma pessoa está habituada a não viver no seu próprio país. Embora gostasse muito de viver em França, acho que aquilo já não era para mim… Eu queria mesmo era conhecer e explorar outro cantinho do mundo.
E porquê a Austrália…
- Porque é um país de língua inglesa;
- Porque é um país um uma economia em constante crescimento;
- Porque está calor e está próximo do mar (acho que já tive a minha dose de frio em Paris);
- Porque é um país com muitas oportunidades para os jovens.
Então e não tens medo de ir para um país tão longe?
ME-DO… Medo não é bem o melhor adjetivo para descrever o meu actual estado de espírito. Estou consciente que é uma mudança muito grande e eu quero muito que as coisas corram bem. No entanto, se tal não acontecer, paciência! Como eu costumo dizer: eu já tive e já vivi momentos bem mais complicados. Se correr mal, haverá sempre uma solução.
Não será, com certeza, o fim do mundo! 😀
Tens alguém na Austrália?
Tenho um grande amigo português a viver em Melbourne e outros amigos de viagem noutras cidades da Austrália (Sydney, Brisbane, Perth…). Ter alguém por perto é sempre bom no início para perceber a dinâmica do país.
O que vais fazer por lá?
Depois de um ano a viajar o que eu quero mesmo é parar, encontrar um trabalho, uma casita e ter uma vida normal para recarregar baterias. Não podem imaginar o cansativo e stressante que viajar pode ser. Não me lembro de ter ficado mais de 2 semanas no mesmo lugar neste último ano. CREDO!!
Ahhh já agora, eu vou com um visto trabalho e férias (muita gente me pergunta isto). Abaixo mais detalhes sobre este visto
VISTO DE TRABALHO/ FÉRIAS PARA A AUSTRÁLIA (462)
1. Em que consiste o visto working/holiday?
Este visto permite jovens viajarem e trabalharem na Austrália durante 1 ano. Contudo, não é possível trabalhar para a mesma empresa mais de 6 meses. O visto pode ser prolongado por mais 1 ano (ver condições).
2. Quem tem acesso a este visto?
Podem ver no site os países que têm acordo estabelecido com a Austrália para este visto – a maioria dos países europeus têm!. Todas as pessoas entre os 18 e 30 podem candidatar-se para este visto.
Portugueses: Existem apenas 200 vagas por ano.
3. Onde é feito o pedido do visto?
Pequena particularidade para os portugueses: O pedido tem de ser feito por correio à Embaixada da Austrália na Alemanha. O processo é relativamente rápido principalmente se todos os documentos forem devidamente preenchidos (entre 1 mês a 3 meses).
4. Que documentos são necessários para pedir o visto?
Aos portugueses pedem:
- Diploma da Faculdade;
- Estrato bancário;
- Uma carta do governo português;
- Seguro de saúde;
- Exame de Inglês.
5. Quanto custa o visto?
O visto custa cerca de 300€.
Contudo, este pagamento não garante automaticamente a atribuição do visto.
Para mais informações sobre o visto, está tudo no site oficial do Governo Australiano.
Espero que tenham gostado deste artigo. Caso tenham alguma dúvida, mandem mensagem para: danielamatinho@gmail.com 😀 Eu adoro receber as vossas mensagens!
Beijinho,
Daniela
Daniela, minha querida, fico feliz por já estares na Austrália, pois é o país onde queres ficar por algum tempo. Vais gostar ….
Esse teu bichinho carpinteiro que te faz voar, de um lado para outro, é sem dúvida um forte aliado. Beijos e bons voos e boas escolhas, vai ser bom …!!
Obrigada Tia do coração 😀 Começar tudo de novo é sempre complicado mas vai correr bem, estou certa que sim.
Beijinhos grande para todos.
Daniela
Hi Daniela! It’s good to read your experience. Im planing to go to Australia too with the same visa.
I have a lot of doubts about the procedure so I was wondering if I can ask you some question to be more clear.
Thank you!
Sure Cindy.
I will be happy to help you.
Email me at danielamatinho@gmail.com 😀