Estou oficialmente sem computador e tenho de admitir que não vai ser fácil continuar a publicar daqui para a frente. Mas vou dar o meu melhor.😝
Depois de 4 dias em Victória, Espírito Santo, a minha próxima destinação seria Búzios, Rio de Janeiro. No entanto, depois de uma visita guiada em Victória e muitas explicações sobre a arquitectura brasileira, o meu desejo de conhecer a antiga cidade de Ouro Preto aumentou. Se eu procurava algo mais sobre a história do Brasil sem influência europeia, teria mesmo de ir até Ouro Preto.
E no meu último dia em Victória mudei os meus planos todos e decidi apanhar um autocarro até Ouro Preto. 😋
Até aquele momento eu tinha planeado sempre a minha viagem com os mínimos detalhes.
Autocarro Noturno para Ouro Preto
Supostamente chegaria a Ouro Preto às 3h30 e estava morta de medo por isso. Viajar e dormir em autocarros já não é novidade para mim mas chegar a uma cidade desconhecida às 3h da manhã isso já é mais complicado. Não tinha a certeza se conseguia encontrar um táxi da estação até ao hostel e ninguém me conseguia responder às minhas perguntas em Victória. Ouro Preto parecia uma cidade pequena é desconhecida para a maioria.
Estava a chover ☔️ e do pouco que consegui ver da rua, nada me parecia familiar. Quanto mais o autocarro parava para deixar pessoas, mais me assustava. Nenhuma das estações me parecia muito grande e nem sinal de táxistas. Além disso, da janela do autocarro, só via mesmo motels ahaha 😅😅
O tempo passava e já me sentia meio perdida com o tempo. De qualquer forma eram 6h da manhã quando o autocarro chegou a Ouro Preto. Ninguém me explicou porque chegamos tão tarde mas para ser sincera eu fiquei tão contente de ver que já era dia quando cheguei à cidade!! 😊
Hostel José e Maria
Depois de uma longa viagem, chegar ao hostel José e Maria foi a melhor coisa que me aconteceu.
Vou lembrar-me durante muito tempo das palavras da proprietária do hostel quando cheguei: “Oi Daniela, bem-vinda. Eu conheço você. Você tem um blog e já o li” – Fiquei tão feliz quando ouvi aquilo! Entre conversas de política e sociedade, ouvi os melhores conselhos para conhecer Vila Rica.
O hostel não está longe da estação de autocarros e encontra-se a cerca de 5 minutos do centro da cidade (Praça Tiradentes). O hostel oferece dormitórios e quartos individuais por preços aceitáveis.
O pequeno-almoço: maravilhoso! E o melhor: uma varanda gigante com uma vista fantástica da cidade – Eu acredito que o melhor lugar para ver o pôr-do-sol 🌅 da cidade seja mesmo nesta varanda -.
Aconselho vivamente o miradouro a 200 metros do hostel.
Cidade de Ouro Preto
Se não gostas de igrejas e museus, Ouro Preto não será a tua cidade. Mas se gostas de história e queres saber mais sobre a colonização portuguesa: Inclui Ouro Preto na tua viagem pelo 🇧🇷 Brasil!!
A cidade de Ouro Preto foi no passado chamada de Vila Rica pela exportação de minerais e ouro. A cidade pouco ou nada mudou desde os tempos de colonização e por aqui se pode ver algumas das igrejas mais antigas de Brasil, peças de arte do Alejadinho (um dos escultores brasileiros mais famosos) e a melhor comida mineira.
Igrejas e museus
Must see:
- Museu dos Inconfidentes
- Igreja Pilar
- Casa da Moeda
Eu escolhi Ouro Preto a Búzios e, sinceramente, não me arrependi em nenhum momento.
Cachoeiras
Se gostas de natureza e de cachoeiras, existem muitas caminhadas para fazer.
Must do:
- Cachoeira das Andorinhas
Na minha opinião, 3 dias são suficientes para conhecer todas as igrejas, os museus, as cachoeiras e claro, as minas.
Espero que tenhas gostado deste post.
Beijinho,
Daniela