Esta é das perguntas que mais me fazem e também daquelas que mais me faz sentir angustiada por nunca saber muito bem o que dizer. Mas afinal que fazes tu?
Eu adoraria poder ter uma profissão “normal” ou melhor digo: tradicional como ser advogada, engenheira, médica… Seria tão mais fácil! Mas a verdade é que gosto de tanta coisa e já fiz tanta coisa que sempre que me fazem esta pergunta… Fico sem resposta ou invento uma resposta diferente.
Mas afinal que fazes tudo?
Eu estudei Comunicação mas nunca fui Jornalista (pelo menos, nunca fui oficialmente)! Com as minhas viagens e estágios noutros países fiz várias entrevistas e escrevi vários artigos para revistas e jornais nacionais e internacionais (Mais sobre os meus artigos AQUI). Isso conta?
Fui gestora de conteúdos e trabalhei no lançamento de vários sites em Portugal, França, Brasil e Espanha. Se me perguntarem se consigo criar um site de A-Z também consigo mas se me perguntarem se entendo alguma coisa de linguagem PHP, JAVA e afins… Aí já estão a falar chinês comigo…
Trabalhei como empregada de mesa em bares, restaurantes e discotecas quando estudava em Paris e quando me mudei para Sidney, até encontrar algo que gostasse mais, trabalhei como hospedeira no Casino. Se aquilo era a minha profissão? Não! Mas sorrir e transportar 3 pratos ao mesmo tempo dá muito jeito aqui em casa quando os convidados são muitos.
Viajei tanto que me tornei numa contadora de histórias (das minhas e das dos meus conhecidos e desconhecidos, vejam AQUI). Também aprendi a tirar fotos e a fazer vídeos! Apesar de ainda ter um longo caminho a percorrer neste campo, são muitas as mensagens que recebo a dizerem que as minhas fotos e os meus artigos são uma inspiração. E, só por isso, acho que devem mesmo visitar e seguir o meu Instagram. Se sou profissional da palavra ou da imagem, eu diria que não… Mas impacto já criei e continuo a criar.
Fiz pesquisa de mercados financeiros na Austrália mas se me pedirem para fazer um calculo todo complicado de cabeça a sério que não sou capaz. Mas quando andava pela terra dos cangurus a sério que me esmerava em cada relatório que fazia sobre o comércio e finanças.
Ahhh e no meio disto tudo também dei aulas de Português e Estatística em Lisboa, Paris e em Sidney… Se sou Professora? Também não mas já aprendi muito com os meus alunos.
Mas afinal o que sou eu? Pois também ainda não sei. Talvez seja um misto de tudo e nada. Talvez seja um misto de muitas experiências, de muitas curiosidades, de muitas tentativas. Porque só tentando podemos realmente alcançar e descobrir o que somos e o que queremos.
Quem concorda? E quem também já sentiu ou sente isto?
Beijinho,
Daniela