Mas afinal como é que uma pessoa pode viver com poucos $$$$ em Sidney…
Ora, isto de ganhar dinheiro é meio complicado mas gastá-lo… Isso aí já é muito mais SIMPLES! Quem nunca ouviu a famosa expressão: “o dinheiro desaparece”. Quem nunca, que levante a mão, sff 😀
Hoje venho dar-vos umas dicas de como poupar dinheiro e viver num mini orçamento em Sidney. E quando digo mini é mais ou menos: $280 por semana, ou seja, 178€. Vá amigos não comecem já a dizer que 178€ por semana é muito porque o custo de vida na Austrália é muito mais elevado do que em Portugal. Acreditem ou não, $280 com tudo tudo incluído, até mesmo uma pechincha.
CUSTO DE VIDA EM SIDNEY:
- Valor mínimo por hora: $17,70
- Ordenado mínimo de um estudante (20h/semana): $354
- Ordenado mínimo por semana (35h/ semana): $620
Iniciemos então a listinha de dicas onde poupar uns trocos para viver num mini orçamento no país dos cangurus…
1. Dividir quarto
Já sei que isto não é para todos mas pagar $300 ou $350 por um quarto também não é para todas as carteiras. Dividir quarto, como vos referi neste artigo visto que as rendas são muito elevadas.
Eu diria que, em média, um quarto custa cerca de $180 por semana. Claro que os preços variam consoante a época do ano e a localização do apartamento. Por exemplo, no Verão – entre Novembro e Março – os preços têm tendência a ser mais elevados principalmente, em Bondi (a praia mais próxima do centro da cidade). Aqui os quartos partilhados podem custar cerca de $250/$280 por pessoa, por semana.
2. Caminhar é bom e andar de transportes nos dias certos ainda é melhor
Os transportes em Sidney são tremendamente caros (uma viagem de metro/ autocarro custa cerca de $3.40). E não há cá nada dessas modernices de viagens ilimitadas como na Europa. Não, não! Cada vez que uma pessoa entra num meio de transporte, paga pela viagem e o valor depende da distância percorrida.
E como evitar de gastar todo o ordenado em transportes? Ora é simples!!! O melhor é mesmo fazer longas viagens ao Domingo. SIM, ao Domingo qualquer deslocação no estado de NSW custa menos de $3. Por exemplo, deslocar-me a Newcastle (cerca de 160km) durante a semana custa cerca de $6.28, ao Domingo apenas $2.70.
O estado de NSW também aplica preços reduzidos a quem realiza mais de 8 viagens por semana.
3. Telemóvel
Uma pessoa já não sobrevivi sem telemóvel, internet e essas coisas todas. É triste mas é a realidade. Entre pesquisas e conversas com amigos conheci a rede AMAYSIM. Aiii filhos: eu faço cada descoberta para não gastar dinheiro. $20 por mês com chamadas e mensagens ilimitadas e ainda, 2.5 GB de internet. Já sei amores, não é muito MAS dá para viver. Carrega no WIFI sempre que der e o resto é conversa!
4. Comida a metade do preço
Esta é a que mais adoro. Ora então, e se eu vos disser que uma pessoa pode provar as coisas mais deliciosas dos variados cafés e restaurantes a metade do preço, ACREDITAM? Exatamente, a maioria dos cafés e restaurantes em Sidney vendem a comida da hora de almoço a metade do preço depois as 14h. A Tupperware saí mais ou menos $5 por dia. 😛 Para quem não gosta de cozinhar e não quer gastar muito, esta é mesmo uma ótima opção. Comidinha boa, fresca e barata!
5. Roupa em segunda mão na Vinnies
As vintage shop são um super MUST em Paris. Na Austrália, não é bem a mesma coisa mas a Vinnies é o paraíso para muitas pessoas. Roupa em segunda mão e quase toda de épocas passadas… As pechinchas são muitas. É tudo terrivelmente barato e a melhor parte: todos os lucros da Vinnies são usados apoiar pessoas mais desfavorecidas. A Vinnies é um projeto da associação São Vicente Paulo.
Nesta loja, nunca me sinto culpada de gastar dinheiro em roupa. E vocês, também compram roupa em segunda mão?
6. Café
Eu cá sou uma fã de café e não passo mesmo sem o meu antes de ir trabalhar. O belo do bom café na Austrália custa NO MÍNIMO $3.50 (os gajos também não se perdem). Pois então, nada melhor do que o café no 7/11 que custa apenas $1. 7/11?
O que é isso? É tipo uma mini drogaria com café super barato. E na compra do café ainda temos direito ao muffin por apenas $2. Não é fancy como sentar numa esplanada e beber um cafézinho maravilhoso mas sempre é melhor do que nada. Certo?
$$$$$$ Feitas as contas…
- Casa: $180
- Telemóvel: $5
- Transportes: $25 – pronto sempre se gasta alguma coisa
- Comida take away: $25
- Café: $5 – ao fim-de-semana bebe-se em casa
- Roupa: $10
- Supermercado: $30 – uma pessoa também precisa de comer
- TOTAL: $280
Estas são as minhas dicas para viver em Sidney com um orçamento mais reduzido, não deixado certos prazeres como o cafézinho diário e uma peça de roupa de vez em quando. Espero que estas dicas vos dêem ideias de como gerir o vosso dinheiro da melhor forma na cidade onde vivem. E já agora, partilhem comigo onde vivem…
PS: Nenhuma das marcas que falo no artigo são patrocinadas. É tudo mas tudo verdade e verificado pelo JE. 😀
Digam-me também se gostaram deste artigo ou do que gostavam que escrevesse por aqui.
Beijinho,
Daniela