Skip to content

Como manter amizades quando vives fora?

Do you travel or live abroad and struggle to keep in touch with your family and friends? You don’t want to miss anything in your new country but either lose your love ones? Thus, this post for YOU!!! 😀

Keeping friendships when you live abroad it can be hard. I, myself, have experienced that so many times… 😀 Hence, I “have developed tricks” to keep in touch with my close friends and I believe they are working quite well for me…

Get ready for MY 10 ways to keep in touch with friends since I left Portugal/ France… I promise you: my tricks are easy, cheap and efficient… And don’t forget to share your thoughts with me 😀 

 

Uma mensagem especial para os amigos distantes…

O dia da amizade foi a semana passada e queria deixar uma pequena mensagem sobre este assunto. Vivo há 9 anos longe de Pombal, há 7 fora de Portugal e durante todo este tempo muitas coisas mudaram. Eu, os amigos e as nossas relações.

 

E então, será que os amigos são para a vida? Será que os amigos ficam no matter what? E será que os amigos ultrapassam fronteiras?

Eu diria que sim. Mas é preciso querer MUITO MUITO MUITO.

Desde que vivo fora que os meus amigos se reduziram a 1/3, sendo que a maioria deles estão espalhados por este mundo fora.

Por isso, hoje venho partilhar convosco como mantenho relação com os meus amiguinhos. Quem andar por esse mundo fora, aproveite as dicas.

 

1. Atualizar as redes sociais sim ou sim

A sério que hoje em dia ninguém tem desculpa para não meter conversa com amigos. As redes sociais mudaram completamente o mundo e eu considero-as a melhor coisa deste mundo para quem gosta de loriar a pevide como eu. Mandar aquele emoji a comentar o insta story, colocar um like na foto do Facebook ou simplesmente mandar um Oi pelo messenger mudou a minha vida. 😀

Instagram @danielamatinho
Instagram @danielamatinho

2. Fazer planos juntas

Juro que dava tudo para ter mais amigas que pudessem viajar comigo. No entanto, sempre que alguma me diz: “tens férias?” Eu mundo tudo, adapto planos e aí vou eu. Para mim, viajar, conhecer e compartilhar 24/7 é a maior prova de amizade/amor que se pode ter.

Tenho muitas saudades vossas: Nanda, a minha portuguesa mais bonita de quem tenho tantas saudades. Charlene, a minha louca favorita que está sempre pronta para pôr um pé no avião ou numa pista de dança. Michelle, a minha irmã emprestada que Deus pôs no meu caminho.

I would have to write a book to tell you all the stories and adventures I lived with Nanda - Spain, 2011
I would have to write a book to tell you all the stories and adventures I lived with Nanda – Spain, 2011
Charlene was the best partner in crime I could ever met - Brazil, 2016
Charlene was the best partner in crime I could ever met – Brazil, 2016
With my "second sister", Michelle, in Colombia, 2017
With my “second sister”, Michelle, in Colombia, 2017

3. Mandar mensagem só porque sim…

Há sempre aquele gossip para contar à amiga. Mesmo que ela esteja do outro lado do mundo ela vai achar piada: à história do rapaz bonito que pôs conversa comigo, à vizinha tonta que faz barulho todas as noites ou ao estúpido do ex-namorado que já tem outra. Eu sou uma fã de mensagens de voz: simples, rápidas e uma pessoa pode fazer outras coisas ao mesmo tempo. E vocês?

4. Marcar Facetime/ Skype/…

Faço tudoooo mas as minhas amizades não serem baseadas em mensagens do tipo: “Olá, como estás?”, “Tudo bem e tu?” Agrr Sempre que posso, lá estou eu a mostrar a minha carinha linda e a ver a carinha linda das minhas amigas. Depois de 60 minutos de conversa com elas até pareço outra.

FaceTime with Katie, 15 hours difference
FaceTime with Katie, 15 hours difference

5. Relembrar momentos

Perdi a conta às vezes que me pus a tirar fotos a pratos de comida, a outfit’s ou simplesmente a lugares para mandar às minhas amigas. Ou mesmo fotos de momentos passados para lembrar os bons velhos tempos. São essas recordações, esses gestos que ajudam a manter a relação de amizade/ qualquer relação.

Remembering moments you were happy with someone - Salvador, Brazil, 2016
Remembering moments you were happy with someone – Salvador, Brazil, 2016

6. Fazer atividades virtuais em conjunto

Acreditem ou não fiz isto muitas vezes com um amigo. Escolhíamos uma série para vermos e, todas as semanas, ao Domingo, ligávamos as câmaras e víamos um episódio ou dois juntos. Os dois em continentes diferentes mas naquelas 2 horas parecia que estávamos mesmo ao lado um do outro.

Em tempos também corri com uma amiga minha: Ela em Aix-Saint-Provence e eu em Paris.

 

7. Enviar postais só porque sim

Já ninguém recebe cartas e as que recebem são geralmente contas para pagar. Sempre que envio uma para amigos, é a coisa mais inesperada e que os deixa todos babados. 😀

The Christmas postcard I sent to my sister last year
The Christmas postcard I sent to my sister last year

8. Partilhar cada conquista

Incluir os nossos amigos/ família distante nas nossas pequenas vitórias, nos nossos sonhos é algo que ajuda muito à relação. Quando estava à procura de trabalho, os meus amigos torciam por mim por cada entrevista, cada exame, cada relatório. Era quase como tê-los ao meu lado.

Letting know your love ones when you achieve your goals
Letting know your love ones when you achieve your goals

9. Enviar miminhos

Os bons amigos merecem um presentinho. Não tem de ser uma coisa cara, não tem de ser uma coisa que demore 1 semana a escolher, só tem de ser um mimo. Um mimo que prove que nos lembramos deles porque a amizade é isso mesmo.

Cuidar da outra pessoa todos os dias para que a chama não se apague. 😀

Every time you can, send a little gift to someone you love
Every time you can, send a little gift to someone you love

10. Viajar juntas…

O melhor de tudo para manter uma relação de amizade é mesmo ver a pessoa fisicamente. E para isso nada pior do que viver do outro lado do mundo e falhar os encontros familiares. Em dúvida, por favor, não escolher viver a 25 horas de avião, numa ilha que custa mais viajar do que comprar uma casa. Ahaha

When mom meets sis and I am not there
When mom meets sis and I am not there

Aiiii sim, ratito (little mouse) é o meu nickname por ser uma apaixonada por queijo desde que me conheço como gente! – esta é a principal razão pela qual nunca poderia ser vegan.

E pronto, acho que por agora é isto. Se estiverem no estrageiro ou tiverem amigos a viverem fora, ficam as dicas.

 

 FELIZ DIA DA AMIZADE 😀

 

Beijinho,

Daniela

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardarGuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar