Skip to content

Como encontrar motivação para fazer treinar?

Gente, eu tenho este artigo na minha cabeça há pelo menos 4 meses e finalmente chegou a hora de publicá-lo. Desde que me mudei para Chicago, muita gente me pergunta: Então, como és tão magra? E de repente chovem peruntas do tipo: Como fazes? O que fazes? Com que frequência? Como te motivas? O que comes? 

E a lista continua … haha, tenho que admitir, no começo quando me mudei para Chicago, lutei para me acostumar com o frio, mas agora já me sinto mais confiante para falar sobre esse assunto. Primeiro: não há segredo: nós somos o que comemos. Segundo: eu adoro desporto e pratico desde sempre. Terceiro: eu tenho muitooooooooo cuidado com o que como – sou vegetariana desde 2016 e tento ao máximo evitar alimentos processados. – Posso desenvolver esse assunto em outro post, se quiserem. : D

Como me mantenho motivada para treinar?

Costumo dizer às pessoas: há muitos anos que faço isto e para mim já é natural! Com as redes sociais e, principalmente, com o ritmo acelerado da vida, tendemos a querer tudo de um dia para o outro. Começamos a correr hoje e amanhã queremos fazer uma maratona. Bem, coisas que perduram também  levam tempo para serem construídas. Por exemplo, eu hoje treino 4 a 5 vezes por semana, mas a consistência que tenho levou-me ANOS A GANHAR. Quando digo que levou anos, é mesmo verdade!!!


Tudo começou quando eu tinha 14 anos. Era Verão em Portugal. Eu nunca fui uma adolescente super feliz com meu corpo e naquele Verão comecei a correr perto da casa dos meus pais. vi a corrida como: é um desporto fácil; algo que podia fazer em qualquer lado e uma maneira de não ganhar peso. Foi assim que eu comecei! Primeiro por 15 minutos, depois por 20, 30, 60 minutos e mais. Desde então, correr é o meu desporte favorito. Mas será que gostei logo logo ou será que soube desde o início que gostava memso de correr? NÃO!!!

Claro que não. Às vezes eu apetecia-me outras vezes nem tanto. Dois anos depois, tornei-me ‘corredora’ federada e isso ajudou a entender que muitas vezes é mesmo uma questão de programarmos a nossa mente para fazer as coisas. Afinal nem sempre acordamos motivados. Não importa o quanto goatamos de algo, há dias que temos vontade de fazer tudo e há dias que sair da cama parece a maior tarefa do mundo: quando fazemos algo todos os dias; quando fazemos no frio; quando as pernas e pés reclamam de tanta dor… Droga, não. Mas levantar, ir e fazer é mesmo a única forma de ver resultados. Entao, como faço? Eu faço, mesmo quando não sinto vontade de fazer, porque sei que tenho mais energia quando corro, sou mais criativa, menos ansiosa. 

E por onde começar para me habituar a treinar?

1. Procura aquilo que realmente gostas

Esta talvez seja a coisa mais importante, encontra aquilo que gostas. Às vezes dizem-me: “Eu não gosto de fazer exercício, MESMO”. Eu digo sempre, combina desporto com outra coisa qualquer. Talvez tu não gostes de andar de bicicleta mas gostas de ouvir podcasts. Faz os dois ao mesmo tempo.

2. Começa pequeno, bem pequeno

Às vezes as pessoas perguntam: “Como posso começar a correr 10 km, como tu?”. Não há segredo: prática e tempo. A minha sugestão é sempre: começa pequeno! Orgulha-te das pequenas melhorias, pequenas vitórias. Se começares a fazer 15 minutos e no final da semana fizeres 20 minutos, isso é ótimo. Pequenos passos são geralmente os que levam a resultados maiores.

3. Encontra amigos motivados para treinar

Eu costumo treinar sozinha, só porque é a minha maneira de me desconectar do mundo. No entanto, quando estou com preguiça, acabo sempre por combinar com uma amiga para treinar. Ter um amigo que mora perto ajuda sempre quando a vontade é pouca.

4. Define os teus objectivos

Mas pequenos objetivos. Eu acredito que todos nós trabalhamos melhor quando sabemos para onde queremos ir, certo? Se estás a começar, tenta treinar duas vezes por semana or começa com power walks pela manhã. Ter uma ideia do que queremos já ajuda.

5. Planeia os teus treinos

Tu colocas os teus meetings de trabalho na agenda? Por que não fazer o memso com os treinos? Ter um tempo definido para treinar é uma ótima maneira de não ‘nos esquecermos’. Às vezes, as pessoas perguntam-me quando é a melhor hora do dia para trenar: eu digo sempre – depende de cada um de nós. Neste momento, tenho um horário muito flexível, geralmente corro ao tarde da manhã ou à tarde. Quando trabalhava a tempo inteiro, treinava pela manhã (por volta das 6:30) ou à noite (por volta das 21:00). Tudo depende de ti e da tua agenda. : D

Espero que isso tenha sido útil. E por aí, quem quer começar a treinar mais e mais?

Beijinho,

Daniela