Byron Bay, finalmente cheguei…
Ainda mesmo de chegar à Austrália, já me falavam de Byron Bay. Que era o paraíso encostadinho a Sidney, que era a vila mais cool da Austrália, que era o paraíso para hippies, enfim…
Com isto de ter de trabalhar para fazer uns $$$ (isto de viajar é ótimo mas também é preciso dinheiro na carteira), acabei por não ter “tempo” em 2017 para ir até lá. Este ano, em Junho, depois de desbravar Queensland, parei por Byron Bay e por ali fiquei 5 dias.
Curiosidades a cidade
- Onde fica: No estado de New South Wales, a cerca de 750km de Sidney.
- Economia: É uma cidade que vive do turismo, os surfistas e de um ou outro maluco que por ali se instalou.
- Vibe: É uma cidade muito hippie, com “uns perdidos da vida” e muitos que escolherem ter uma vida calma e sem preocupações. Por lá, é normal ver MUITOS sem-abrigo e pessoal a beber álcool logo às 11h da manhã.
Sem mais demoras, vejamos então o que há para fazer em Byron:
1. Caminhar até ao farol
Ora isto são mais ou menos 40 minutos de caminhada e, pelo que me disseram, é uma maravilha para os olhos e para a mente.
TODAS as pessoas que conheci viram golfinhos e baleias, EU, EU não vi nada. Apanhei um Uber para chegar ao farol porque não podia caminhar, estive lá 1 hora a pelar de frio que fazia um vento danado e, no final, não vi nada. Vim de lá chateada, claro que vim mas pronto. Lá terei de voltar!
Tirando a minha má disposição por não ter visto os animaizinhos, ver o pôr-do-sol dali vale a pena. Muito mesmo!!!
2. Dias de praia são os melhores
Para mim caminhar até à praia era todo um sacrilégio por ter o pé meio empanado MAS, quando metia os pés ao caminho, já ninguém me tirava dali. Bunda na areia e allla que se faz tarde para pelo menos 3 horas a asar na praia! 😀
A água é bem mais quentinha do que em Sidney e a praia bem mais deserta. E o melhor de tudo, é que além de pores-do-sol maravilhosos, ainda temos direito a live music nesta cidade. A sério que Byron tem assim uma magia especial…
3. Andar de caiaque pelo oceano para ver golfinhos, tartarugas e baleias
Ora aqui está uma das coisas que eu não fazia ideia que podia fazer se não fosse o meu descaramento e a minha lata para falar com toda gente. Como diria um amigo meu: “Elle parle même aux arbres, si besoin…” E é mesmo. Vergonha na cara nunca foi o meu segundo nome!
Sábado, 14h e eu farta de estar no hostel a descansar a perna. Mudei de roupa e fui até à praia. Estava sozinha e, na verdade, naquele dia tinha vontade de tudo menos, de estar sozinha. Uma solo traveler também tem dias assim!
Caminhei um pouco pela areia e lá às tantas me sentei pertinho da barraquinha dos nadadores salvadores. Um meteu conversa comigo e, aquilo que supostamente era um descanso de 5 minutos, virou uma tarde inteira.
Aqueles dois nadadores salvaram-me do tédio que estava a ser a minha tarde Ahah… Falámos de tudo e nada: da minha super aventura de mota; da vida em Byron; dos hippies e dos homeless people da cidade; da Europa; de Sidney, enfim…
Às tantas um dos dois só me disse: – “Dani, do you like kayaking? You should do it… It does not require much effort from your legs and you will love it here. It is whales season…”
Às tantas lá me despedi dos moços e pus as pernas ao caminho para encontrar uma agência com excursões de caiaque para o dia seguinte.
Acabei por escolher a GoSea e a verdade é que gostei muito deles. Pickup e dropoff incluídos na excursão, guias super atenciosos e 3 horas de pura risada entre piadas australianas e histórias sobre Byron.
A sério que amei esta experiência e aconselho-a vivamente a quem está em Byron ou decida dar um saltinho por estas bandas.
Excursão de Caiaque por um dia com a GoSea – Byron Bay Detalhes:
Inclui:
Preço: $65 |
4. Sair à noite sim ou sim
Devem existir uns 3 bares e umas 3 discotecas na cidade mas isso não significa que haja pouco para fazer à noite por ali. Muito pelo contrário, há sempre qualquer coisa a acontecer! Toda gente se conhece e uma pessoa acaba sempre por ir parar ao mesmo sítio. Atenção: não estou a reclamar. Até que gosto destes paraísos pequenos de vez em quando.
Eu fiquei super fã do Rails, um bar de música ao vivo e com aspecto underground, tal como gosto. As pessoas por ali são muito cooooool. O Beach hotel é outro dos bares famosos da vila e o seu plus é ter vista à praia.
5. Waterfalls to discover
Isto de ter caído de mota na Indonésia tem sido uma batalha. Decidi continuar viagem depois de 3 semanas em Brisbane a “recuperar” mas a verdade é que pouco se pode fazer em Byron quando uma das pernas não está a 100%. As cascadas da região são um MUST MUST que eu acabei por não conseguir conhecer. Quem andar por aqui ou pensar explorar esta zona, que me mande fotos porque ouvi dizer que são qualquer coisa imperdível.
Pequena informação logística:
Hostel Nomads: $90 por 4 noites em dormitórios de 8 pessoas – promoção em época baixa
– Limpo
– Áreas comuns espaçosas como sala de jogos, jacuzzi
– Eventos grátis como barbecues
– Staff: eu não fiquei muito fã do pessoal
– Internet é realmente um desastre. Só há WIFI na recepção e a Premium WIFI (rede paga) funciona 2/5 vezes.
Transporte: $30 pelo transfere de Surfers Paradise (cerca de 1h30).
Para quem pretenda apanhar voo para Byron Bay, os aeroportos mais próximos ficam em Ballina ou na Gold Coast.
Espero que tenham gostado de Byron tanto como eu. Qualquer perguntinha ou dicas sobre a cidade, mandem-me mensagem.
Beijinho,
Daniela