Brisbane, a capital de Queensland…
Brisbane é a capital do estado de Queensland, na Austrália e é a terceira maior cidade do país (depois de Sidney e Melbourne). Brisbane é paragem obrigatória para os que vêm explorar a Sunshine Coast e a Gold Coast.
Mas afinal há alguma coisa para fazer na cidade?
Claro que sim! Eu estive por aqui em Maio para visitar uma amiga que estudou comigo em Paris e com isto tudo do “acidente” de mota, acabei por ficar da cidade cerca de 3 semanas. Sai então uma listinha de coisas baratinhas e gratuitas (como o povo gosta) para fazer na cidade.
1. Visitar o museu GoMA
A Galery of Modern Art (GoMA) em Brisbane é simplesmente fantástica. Localizada à beira rio, a galeria de arte moderna como o próprio nome indica tem muitas peças de “novos” artistas, umas quantas exposições de cultura indígena e uma série de artistas asiáticos. Este museu é mesmo uma paragem obrigatória na cidade.
Preço: Entrada gratuita
2. Passear pela zona South Bank
South Bank é a zona cool da cidade: muitos cafés e restaurantes, uns quantos jardins para relaxar e a bela da “praia” na cidade. Sim! Brisbane criou uma praia citadina, tipo o Paris plage no Verão em Paris para miúdos e graúdos. Embora eu não seja muito fã destas andanças até que a praia é bonitinha e está bem arranjadinha…
3. Caminhar no jardim botânico
Mesmo encostado ao rio Brisbane (que nome mais original que estes Australianos deram ao rio), fica o jardim botânico da cidade. Para quem gosta de piqueniques e caminhadas na natureza, este jardim é MESMO o paraíso. Eu adorei caminhar por aqui 😀 e fiquei muito impressionada com a quantidade de árvores GIGANTES do jardim.
4. Ver o pôr-do-sol no Kangaroo point
A caminha ao final do dia que todos queremos fazer é no Kangaroo point. Atravessando a famosa Story Bridge e paralelo ao rio Brisbane, há um caminho maravilhoso rodeado de muita vegetação e com MUITAS pessoas a fazerem desporto por ali: o Kangaroo point. A foto de abaixo foi tirada num final de tarde neste local. E acreditem ou não este lugar faz-me lembrar Brooklyn, não pela arquitetura, mas pela vista para a CBD tal como em Nova Iorque.
5. Explorar a cidade de barco
E se vos disser que podemos saltar para um barco em vários pontos da cidade e descer quando nos cansarmos acreditavam? E ainda por mais sem pagar?!… Sim é isso mesmo, aberto das 6 da manhã à meia noite, o CityHopper transporta passageiros pelo rio da cidade a cada 30 minutos.
O CityHopper faz-me lembrar os Batobus pelo rio Sena em Paris mas num versão melhorada já que estes são gratuitos.
Preço: Grátis
TRANSPORTE: Existe um cartão chamado go on que pode ser comprado na estação de comboios do aeroporto ou em qualquer outra estação de metro/comboio. É necessário pagar 10$ pelo cartão mas o dinheiro é-nos devolvido quando entregamos o cartão.
Aeroporto – Central Station: São cerca de 30 minutos – Preço: $18,50 (cerca de 12€) Na cidade: As viagens variam consoante a distância que fazemos mas com o cartão go on é bem mais acessível do que comprar bilhetes individuais. |
Fiquem atentos porque o próximo artigo é sobre a Sunshine Coast, a Gold Coast e todo o meu amor por estas zonas de Queensland!
Gostaram deste artigo? Gostam deste tipo de artigo com coisas baratinhas para fazer nas cidades? Deixem-me os vossos comentários. Quero saber tudo…
Beijinho,
Daniela