Skip to content

Tudo o que precisas saber sobre Salvador

Depois das primeiras impressões sobre Salvador, quero agora falar-vos um pouco mais sobre a cidade.

Agora que já cheguei à cidade há algum tempo, vamos lá falar de coisas para fazer em Salvador, de locais para visitar e praias para aproveitar.

 

Pelourinho

O coração da cidade. Salvador é uma cidade enorme mas o centro histórico, Pelourinho, é bem pequeno. Pelourinho é tipo uma aldeia pequena cheia de cultura, tradições e comida típica. É uma zona bem turística mas se realmente queres “sentir” a cidade é mesmo por aqui. 

Aqui encontrarás as baianas com roupas típicas, a bateria do Olodum (grupo de bateria que ajuda os meninos mais pobres a sair das ruas/ da miséria e lhes ensina a tocar bateria), pessoas a dançarem o estilo de dança afro nas ruas ou ainda os mestres de capoeira que sempre tentam dar umas aulinhas aos gringos.

Gringo: palavra que os brasileiros utilizam para pessoa estrangeira.

Se alguma vez pensares em visitar Salvador tens de ficar por aqui na Terça-Feira à noite. Terça à noite significa Festa da Bençãofesta religiosa nas ruas do Pelourinho com pessoas a tocarem bateria e a dançarem a noite toda. É fantástico. 😀

Percurssion
Percurssion
Capoeira
Capoeira

If you ever come to visit Salvador, make sure you spend a Tuesday night here. Tuesday night means Festa da Benção, it is a religious party on the streets where you just follow the drums and dance all night long. It s amazing. I promise you: you will have really good time here if you come for Tuesday night. 😀

Monumentos a ver na cidade
Salvador from up
Salvador from up
Pelourinho streets
Pelourinho streets

– Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Negros: O Brasil é um país bastante religioso com igrejas em todo o lado (tipo Portugal, basicamente). Esta encontra-se no Pelourinho e é bem conhecida por ter sido construída pelos escravos (daí também a origem do seu nome). 

Se algum dia vieres a Salvador vais reparar que cada prédio tem uma cor diferente no Pelourinho. SIM, é muito bonito mas as cores têm na verdade um sentido. No passado, muitas pessoas não sabiam ler nem escrever, as cores diferentes de cada prédio permitiam os escravos distinguir os edifícios.  Às vezes com menos faz-se mesmo mais. 😀

– Elevador Lacerda e Mercado modelo: O elevador é o símbolo da cidade. O elevador liga a parte de cima da cidade com a parte de baixo. Cada volta custa 15 centavos. Na parte de cima de elevador tens SALVADOR escrito com letras gigantes e na parte de baixo está localizado o mercado Modelo. O mercado é uma antiga casa de vendedor onde se pode encontrar muitas lembracinhas para a família. É super amoroso. 

 

Museus a visitar

Já visitei os museus por aqui mas sinceramente não fiquei muito impressionada. Desculpem baianos! De qualquer modo, é sempre bom dar uma olhadela.

Brazilian food museum
Brazilian food museum

– SENAC: Museu da gastronomia bahiana

– Fundação Casa de Jorge Amado

– MAM: Museu de Arte Moderno

Bairro Santo António

Eu estou a “morar” perto deste bairro e eu A-DORO-o. Quase que me sinto em casa… As pequenas ruas, os edifícios coloridos, as crianças a jogarem futebol. St. António também é um bairro boémio… Então há sempre alguém a tocar música nas ruas. 

Rio Vermelho

A noite é por aqui que se passa. Muitos bares, muitas discotecas… MUITA animação. 

Uma coisa importante: Os brasileiros adoram a música deles daí que seja muito fácil encontrar discotecas só com música brasileira.

Barra
Beach Barra
Beach Barra

Barra é a praia mais próxima do centro histórico. Existem muitos cafés, bares e muita gente a vender tudo e mais alguma coisa: desde fios a bikinis passando mesmo pelo queijo. SIM, brasileiro adora comer na praia . Como um amigo meu brasileiro me disse, «Eu geralmente vou para a praia  para comer e beber, não para aproveitar o mar ou o sol…» ahahhah Ri-me tanto quando ele me disse isto 😀

Existe por aqui um farol. Vale a pena ver e tirar umas fotos 😀

 

Bonfim

O melhor pôr-do-sol da Salvador é mesmo  por aqui. No entanto, o mais conhecido de Bonfim é a Igreja Bonfim. A igreja das pulseiras e a igreja é linda. Por dentro tem mesmo um toque português com os azulejos nas paredes.

Bonfim church
Bonfim church

As fitas coloridas que podem ser encontradas à frente da igreja geralmente são colocadas no pulso. De acordo com as vendedoras de rua, as fitas devem ser atadas com 3 nós e pedindo um desejo para cada um deles. 

Sunset in Bonfim
Sunset in Bonfim

Espero que tenhas gostado deste artigo. Tenho a certeza que voltarei a escrever sobre Salvador mas acho que com este post já consegues encontrar muita coisa sobre esta cidade maravilhosa. 

Beijinho,

Daniela