Outro país que não estava nos meus planos MAS: conversas e pessoas fizeram-me mudá-los. Finalmente decidi dar uma chance ao pequeno país entre o Brasil e a Argentina. Assim, passei pela capital e pela famosa Saint Tropez da América latina.
Uruguai é um país com muita influência argentina e brasileira. A pronúncia dos uruguaios, o hábito de beber mate (o típico chá argentino), o assado são apenas algumas das tradições que se podem encontrar na Argentina.
A minha visita foi bem curta e sinceramente eu recomendaria o Uruguai apenas para quem tem tempo, dinheiro e amigos no país. Se estás a viajar pela América latina como eu, talvez o Uruguai não seja o mais indicado principalmente porque é um dos países mais caros do continente e um país um poucas coisas imperdíveis (lamento Uruguai)… A menos que sejas super fã de bons porês-do-sol! Aí a história é outra!
Colónia
A cidade histórica do país e a cidade que muitos dizem ser a mais bonita do Uruguai. Infelizmente não consegui explorar a cidade como gostava (ficará para uma próxima vez). Um conselho: toma o barco de Buenos Aires para Colonia assim podes conhecer a cidade e pagar bem menos pelo barco.
Montevideo
A capital do Uruguai é pequena quando comparada com Buenos Aires ou São Paulo, no entanto, é uma cidade com muita vida. 1/3 da população vive na capital e a quantidade de jovens que se mudam para aqui é muita (a maioria das universidades estão aqui).
Eu andei a pé e de bicicleta pela cidade. Visitei a Biblioteca Nacional, a Histórica Porta da cidade e as famosas Ramblas perto do mar. Mentiría se dissesse que amei a cidade como Buenos Aires mas Montevideo e sem dúvida uma cidade organizada e povoada por pessoas muito simpáticas.
Depois de 2 dias, abandonei a capital para conhecer a Miami da América Latina: Punta del Este.
Punta del Este
Preparada para Punta?
Porque se não estás preparada e nao estás com muito dinheiro (sim é caro), o melhor é mesmo esquecer Punta. Punta é uma cidade para viver a vida, para aproveitar a praia, para fazer coisas extravagantes.
A história de Punta: — Conheci um casal no Brasil que me convidou para conhecer PDE e essa foi a principal razão pela qual inclui o Uruguai na minha viagem. Muitas pessoas me tinham falado de Punta del Este e sabendo que ficaria com amigos, os custos seriam reduzidos. E lá fui eu!!!
Quando cheguei a PDE à noite apanhei um autocarro para chegar a casa dos meus amigos (mas no espaço de 15 minutos tudo mudou). Eu não tinha bem a certeza da morada dos meus amigos e estava um bocadinho perdida. Seriam umas 22h e embora soubesse que a cidade não era perigosa, andar na rua aquela hora com a minha mochila não era algo que gostasse.
Quando me sentei no autocarro pedi ao condutor que me indicasse onde tinha de sair e 2 minutos mais tarde uma senhora sentou-se ao meu lado e começamos a discutir. Ouvi as perguntas típicas (de onde vens, quanto tempo ficas, por quanto tempo viajas… Bla bla bla) até que a senhora me começou a falar de Portugal. Sim! Ao que parece a senhora tinha visitado o meu país. Adorava O vinho do Porto! Era uma enorme fã de Fado! Conhecia a maioria das cidades de Portugal!ahah Era a primeira vez para mim, na minha viagem, que alguém sabia tanto do meu país. Conversa puxa conversa e a senhora lá me convidou para ficar em sua casa naquela noite visto que eu estava meia perdida. E eu, como maluca que sou aceitei. E ainda bem: a senhora tinha uma casa que previa retirada de contos de fadas. Foi lindo!
Às vezes é preciso arriscar um pouco.
O que fazer em Punta del Este?
Pôr-do-sol na praia
Ficar o dia inteiro na praia e no final do dia beber mate e assistir ao pôr-do-sol na areia foi uma das melhores experiência de Punta.
Mais do que isso: o porto ao lado da praia é o lugar ideal para ver leões marinhos e os maravilhosos iates que param na cidade.
Praia
Existem as praias brava e a mansa. Estas estão separadas pela estação de autocarros no centro da cidade. Tal como o nome indica, a praia mansa não tem muitas ondas, já a brava é conhecida pelo seu mar mais bravo. É nesta última que se encontram os famosos dedos de Punta. Vir a PDE e não tirar a foto nos dedos é como ir a Roma e não ver o Papa. Ahahha
A noite
Barra é o lugar da festa: muitos bares, restaurantes e discotecas. Além disso, também no centro da cidade de Punta existe o Ovo (uma discoteca maravilhosa em frente à praia).
Ps: existe um enorme restaurante na cidade que se move o dia todo: ou seja, uma pessoa pode começar uma refeição com vista para a cidade e terminar com vista para o mar. Algo diferente!
Espero que tenham gostado deste artigo. Continuem a seguir as minhas aventuras.
Beijinho,
Daniela
Thanks, great article.