Fui às dunas no Paraguai e quase que não voltava.
Depois das cascatas do Iguaçu, o meu próximo destino seria Asunción para descobrir o país que todos esquecem: o Paraguai.
MAS: uma amiga convidou-me para passar uns dias em casa da mãe dela e eu aceitei. Assim, o Paraguai ficou meio em stand by e durante 3 dias explorei Misiones com a minha amiga. Lindo… Muitas risadas, muitas fotos e muita boa comida feita pela mãe dela.
No dia 6 de janeiro, acordei às 6h e disse à minha amiga que ia para Encarnación (uma cidade no Paraguai). Ela não estava à espera mas como é que eu podia deixar de conhecer um país estando tão perto da fronteira? E sim, nos viajantes às vezes somos meio loucos e não planeamos muito…
A minha viagem para San Cosme y Damián
Quando cheguei a Posadas apanhei um autocarro para Encarnación. Quando vi o autocarro, quase desisti do Paraguai. Bahhh: respira fundo e corri para me sentar. A viagem foram quase 2 horas (sem ar condicionado e com mais de 30ºC: BAD!!). E mais do que isso: todas as bourocracias nas fronteiras, toma lá um selo no passport, toma lá mais um papelinho… Bla Bla Bla
Só para vos lembrar, eu supostamente ia para Asunción.
Eu não sabia nada sobre a capital mas achei que podia ser interessante seguir de lá para o norte da Argentina.
Tudo mudou quando um casal no autocarro me perguntou onde pensava conseguir guaranis (moeda do Paraguai).
Discutimos alguns minutos e começamos a falar sobre as nossas viagens. Eles falaram-me de umas dunas no Paraguai, mostraram-me algumas fotos e minutos depois eu estava a comprar o meu bilhete para San Cosme y Damián (a aldeia mais próxima das dunas) e esquecendo a capital.
Camping
Quando chegamos, visitamos 3 lugares. Eu estava à espera de encontrar algo super barato mas não foi bem o caso. Era tudo super caro e finalmente achamos que a melhor opção seria acampar. Eu nunca gostei muito de camping para não tinha muito mais opções.
Aquela noite foi uma experiência…
Cozinhar à lareira, tomar banho em água fria, dormir no chão e na rua (basicamente acampamos no jardim no meio da aldeia).
Vou-me lembrar daquela noite durante muito tempo! Não por ter sido má mas por ter feito tanta coisa que não me imaginava a fazer.
Mas viajar é isso mesmo: experiências.
As Dunas
No segundo dia, fomos até as famosas dunas. 60 000 guaranis (cerca de 10€ ida e volta). Caro para o Paraguai MAS há coisas que uma pessoa tem mesmo de fazer e esquecer o dinheiro.
Ficamos cerca de 2horas nas dunas e valeu muito a pena. A areia super fina; a cor da água transparente e o céu: um dos mais bonitos que vi desde o início da minha viagem.
Eram umas 5h quando apanhamos o barco para voltar e poucos minutos depois começou a chover… A viagem que devia ter demorado 45 minutos demorou a verdade quase 3 horas.
A chuva era super forte; o rio estava super agitado e o marinheiro não sabia muito bem o que fazer.
O barco movia de um lado para o outro e eu já só pensava em deitar a minha comida toda para fora. E para ser sincera, eu estava mesmo era com medo daquela situação toda.
Que lindo: A menina foi até às dunas no Paraguai e não voltou. Ahahah
Finalmente lá conseguimos chegar a terra e tudo terminou bem. As pessoas estavam tão preocupadas mas ao mesmo tempo tão contentes de nos verem.
Um país que não tinha muito para oferecer (segundo toda gente) deu-me tantas e tão boas memórias. Ahaha
Um bocadinho de aventura durante a viagem nunca fez mal a ninguém.
Se tiveres a oportunidade de visitar o Paraguai, tens mesmo de comer CHIPA. O melhor biscoito do país.
Espero que tenhas gostado deste artigo sobre o Paraguai.
Beijinho,
Daniela
Saved as a favorite, I actually like your blog!
Pretty! This was a really excellent post. Thank you for your supplied information
Greetings! Very helpful advice on this post!
It truly is the little changes that make the biggest
changes. Thanks a lot for sharing!